Economia

Lei que impõe cobrança de imposto sobre Netflix e Spotify é sancionada

Serviços de streaming e similares deverão pagar no mínimo 2% das arrecadações para os governos municipais

postado em 30/12/2016 13:39
Serviços de streaming e similares deverão pagar no mínimo 2% das arrecadações para os governos municipais
Foi sancionada, nesta sexta-feira (30/12), a lei complementar que estende a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) a setores que ainda não eram tributados. Entre os serviços afetados, estão as plataformas de streaming, como Netflix, Spotify e Google Play, que deverão pagar, no mínimo, 2% do arrecadado com as vendas.
O projeto foi aprovado pelo Senado há duas semanas e sancionado pelo presidente Temer. Segundo o texto, o ISS será acrescentado aos serviços de "disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem e texto por meio da internet, respeitada a imunidade de livros, jornais e periódicos".
Segundo o governo, a medida foi tomada a fim de evitar uma guerra fiscal entre estados. Cada município tem uma alíquota diferente e, com isso, as empresas costumam se registrar somente na cidade com menor ISS, mesmo que atue em outros locais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação