Jornal Correio Braziliense

Economia

Saiba como seu hobby pode se transformar em renda extra

Em tempos de emprego difícil e salários baixos, descubra habilidades que possam complementar o orçamento

[VIDEO1]
Ganhar dinheiro com algo que se gosta de fazer está sendo uma boa alternativa para aliviar o orçamento apertado. Não importa qual talento, habilidade ou conhecimento, tem espaço para todos começarem a empreender. Transformar um hobby em renda é uma forma criativa de se reinventar e inovar para conseguir complementar o salário ou ganhar um dinheiro para as contas. Além disso, a atividade pode se tornar a principal fonte de recursos, se bem executada.

Um bom exemplo de como um hábito e um prazer se transformaram em dinheiro extra é o da fonaudióloga Patrícia Amaral, 35 anos. Adepta da comida saudável, há algum tempo começou a levar o que queria e podia comer para passeios com amigos e familiares. Foi um tal de ;faz para mim também?;, que não parou mais. À época, Patrícia estava desempregada e cozinhar com amiga Ana Paula Santos, 24, técnica em eletrônica, era um prazer. Resolveram pegar encomendas de algumas colegas e ganhar algum dinheiro.


Apresentar a ideia para a família e pedir colaboração para divulgar pode ajudar a impulsionar os negócios. ;Muitas vezes, essa etapa fica difícil quando os familiares e amigos têm preconceito ou vergonha. Trabalhar não é errado. Deixe claro que é trabalho como qualquer outro e que a situação exige isso;, aconselha Grinberg. Com tudo definido, é a hora de tirar a ideia do papel e colocar os planos em prática. Comece delimitando um prazo para começar a executar o trabalho ou para ter todos os materiais necessários.

;Foi tudo tão rápido. Em um fim de semana eu tinha que fazer comida para quatro pessoas, no outro, eram mais de 20;, comemora a fonaudióloga/cozinheira. Com aumento das vendas, Patrícia precisou aumentar a jornada de trabalho também. A ideia inicial era cozinhar apenas aos domingos, mas hoje precisa ir para a cozinha três vezes na semana. ;Pensamos em investir nisso agora. Compramos uma máquina de cartão para aceitar tickets e sonhamos em ter uma cozinha para isso, fazer as entregas por delivery e poder ter um espaço maior para a produção;, planeja Ana Paula.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui