O governo afirmou nesta quinta-feira (29/9) que deverá ser publicado nos próximos dias as novas regras para o seguro auto popular. O anúncio foi feito na Conferrência de Seguros Gerais (CNseg) por Helena Muling, diretora da Superintendência de Seguros Privados. Helena, no entanto, não especificou quais as mudanças serão feita nestes novos documentos, mas disse que a ação vai atender o que o mercado do segurado tanto desejava: a flexibilização de regras pra inclusão dos seguros de peças genéricas ou usadas.
De acordo com Eduardo Dal Ri, presidente da Comissão de automóvel da Federação Nacional de Seguros Gerais (FNSG), este tipo de seguro poderá baixar o preço de 20% a 30% dos seguros. Ele prevê, porém, que a baixa do valora aconteça em, no mínimo, 10 anos.
Segundo Del Ri, da frota total no Brasil, cerca de 87 milhões de veículos, apenas 30% deles têm seguro. E o objetivo da ação do governo é justamente ampliar esta marca. Mas o maior desafio para isto, de acordo com ele, é repassar a informação ao consumidor. Del Ri quer evitar a judicialização dos casos com o segurado, um dos grandes problemas do setor.