Jornal Correio Braziliense

Economia

Em protesto, servidores acampam em frente ao prédio do Banco Central

Cerca de 20 técnicos do Banco Central pedem pelo cumprimento do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 36/2016, referente à modernização da carreira

Cerca de 20 pessoas estão acampadas em frente ao prédio do Banco Central, desde o início da tarde desta terça-feira (19/7). Os manifestantes são técnicos do Banco Central, que declararam greve há nove dias, e pedem pelo cumprimento do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 36/2016, referente à modernização da carreira. Os servidores pedem a modificação do critério de acesso ao cargo de técnico de nível médio para nível superior.


Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen), Willekens Brasil, a categoria está há 10 anos negociando a restruturação da profissão. "Só vamos sair daqui quando o projeto for aprovado sem vetos. A modernização da carreira não causa impacto financeiro algum a ninguém", explica. A pauta venceu seus obstáculos e chegou às casas legislativas, mas ainda corre o risco de ser travada na Casa Civil.

O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 36/2016, que trazia em seu texto original, além do reajuste da categoria, a modificação do critério de acesso ao cargo de técnico de nível médio para nível superior foi alvo de requerimento de destaque que retirou da votação artigos importantes do texto. O PLC 36 foi aprovado, porém com o destaque da modernização da carreira - sem nenhum impacto financeiro.