Jornal Correio Braziliense

Economia

Bovespa acompanha pares internacionais e opera em alta

A perspectiva de estímulos na Europa ainda é responsável por manter o apetite dos investidores por ações

O bom humor dos investidores segue estimulando a busca por ativos de risco no mundo e a Bovespa opera em firme alta nesta quinta-feira (14/7) caminhando para o sétimo pregão de ganhos. Às 10h40, o Ibovespa operava em alta de 1,11%, aos 55.179,93 pontos, enquanto em Wall Street, onde os negócios tiveram início pouco antes, o Dow Jones subia 0,65%, o S 500 tinha ganho de 0,56% e o Nasdaq, valorização de 0,61%.

A perspectiva de estímulos na Europa ainda é responsável por manter o apetite dos investidores por ações. Isso porque o Banco da Inglaterra (BoE), apesar de ter optado por manter hoje a taxa básica de juros, assim como seu programa de compra de ativos, sinalizou a intenção de relaxar a política econômica na próxima reunião, em 4 de agosto.



"A maioria dos membros da comissão espera que a política monetária seja relaxada em agosto", diz comunicado da autoridade monetária. "O tamanho e a natureza das eventuais medidas de estímulo serão determinadas nas próximas semanas", apontou o BoE

Internamente, é bem recebida no mercado a vitória de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara dos Deputados, já que fortalece o governo Michel Temer. Ao conseguir colocar um aliado para substituir Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no comando da Casa, o presidente em exercício deve ficar com o caminho mais livre para aprovar sua agenda de reformas.