Genebra, Suíça - O Brasil apresentou demandas na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a Tailândia, acusada de conceder subsídios ilegais ao setor açucareiro, e contra a Indonésia, por medidas que considera discriminatórias contra sua carne bovina, anunciou o organismo multilateral.
No primeiro caso, de acordo com a demanda brasileira a Tailândia instaurou um sistema de controle de preços, o que garante um preço elevado para o açúcar produzido para consumo interno, e concede subvenções para a produção excedente, destinada à exportação.
A Tailândia também realiza pagamentos adicionais aos produtores de cana-de-açúcar e libera subsídios para transformar arrozais em plantações de cana-de-açúcar. De acordo com o Brasil, esta política viola as normas do comércio internacional.
Na demanda contra a Indonésia, o caso recorda que o país tem um sistema para restringir as importações de carne brasileira, o que o governo do Brasil considera discriminatório. Uma das missões da OMC é solucionar as divergências comerciais entre os Estados membros.