Jornal Correio Braziliense

Economia

Tribunal de Contas da União vê risco de fraude em sistemas do INSS

Relatório de fiscalização aponta falhas em programas digitais da Previdência Social e questiona o custo dos serviços prestados pela Dataprev


Um relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou risco sistêmico nos sistemas de tecnologia da informação (TI) utilizados pela Previdência Social, o que ameaça o atendimento aos segurados, cuja qualidade já é precária, e deixa o órgão sujeito a fraudes. Segundo o relatório, o contrato de serviços de TI, firmado entre o Instituto Nacional Seguro Social (INSS) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é de cerca de R$ 1,5 bilhão, o que representa despesa operacional para a Previdência de cerca de R$ 53 milhões mensais.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU na Dataprev e nos seus principais clientes, o Ministério do Trabalho e Previdência Social e o INSS. Segundo o TCU, os problemas de governança constatados podem comprometer as atividades finais da Previdência. ;A auditoria foi feita com foco em eficiência. Em última análise, constatou-se que o sistema corre o risco de parar a rede de postos do INSS. As filas, a lentidão e as falhas do sistema constantemente reportados pela imprensa são consequência disso, e também a baixa entrega de serviços digitais, o que torna o atendimento basicamente presencial nos postos;, informou Márcio Rodrigo Braz, secretário de Fiscalização de TI do TCU.

A contratação da Dataprev foi feita com dispensa de licitação, o que é permitido pela Lei 8.666, de 1993. A Dataprev é uma empresa pública criada em 1974, ainda durante o regime militar, para prestar serviços estratégicos ao governo. Ela tem o INSS como o maior cliente, mas também atende a Receita Federal e outros órgãos. ;Identificamos que o governo não fez uma pesquisa de preços para verificar no mercado se os valores do contrato são compatíveis, se estavam corretos. Isso foi objeto de alerta do relatório. A análise foi superficial com base apenas no que é cobrado de outros ministérios. Mas se ela cobra valor alto de um, isso pode ser replicado para todos;, destacou Braz.

Endividamento


O TCU constatou ainda que a atual contratação de serviços de TI contribui para a entrega de produtos que não atendem as necessidades dos clientes. ;Corre-se o risco de ineficiência na gestão dos dados cadastrais, de comprometimento da disponibilidade dos serviços digitais e de não aproveitamento da plena capacidade produtiva da Dataprev; ressaltou o documento. A fiscalização identificou também um crescente endividamento do INSS com a Dataprev, em decorrência dos cortes orçamentais promovidos pelo governo.

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