[SAIBAMAIS]No período, o contingente nessa modalidade de trabalho cresceu 8,8% na Região Metropolitana de Belo Horizonte, somando 443 mil pessoas. O avanço significa que passaram a fazer parte desse grupo 36 mil trabalhadores a mais. Eles representavam, em fevereiro, 19,5% do total de 2,267 milhões da população ocupada na Grande BH, só perdendo para 1,248 milhão de empregados com carteira assinada, que respondiam por 55% do total (veja o quadro). A taxa de crescimento dos autônomos ficou acima da média nacional, de 7,1%.
No país, são 4,5 milhões atuando por conta própria, de um total de 22,555 milhões de pessoas que tinham trabalho em fevereiro. Enquanto vagas se fecham e contratações caem em todo o país, o conta própria garante à família alguma fonte de renda. Efeito da crise no mercado de trabalho, desde 2014 a atividade vem crescendo entre a população ocupada.
O mercado de trabalho encolheu 9,3% na Grande BH durante os últimos três anos e a ocupação se precarizou, afinal, o número de empregados com carteira assinada caiu 11,7%. As dificuldades cresceram também para os trabalhadores mais desprotegidos, aqueles sem registro formal. Esse grupo diminuiu 22,2% e o dos empregadores ficou 21,4% menor. ;Certamente o avanço da atividade por conta própria está associado a uma dificuldade do mercado. O trabalhador está enfrentando um tempo maior de procura por emprego e a renda está caindo. O panorama se mostra mais grave que um simples ajuste;, avalia Antonio Braz de Oliveira e Silva, analista do IBGE em Minas.
HABILIDADE NA CRISE Segundo o especialista, a atividade por conta própria caracteriza-se pelo trabalho feito por aqueles que não são empregadores e nem empregados. Esse é o caso do biólogo Matheus Vespúcio, de 28 anos. Em dezembro do ano passado, ele decidiu empreender por conta própria. O mercado de consultorias ambientais em que atuava desacelerou e Matheus viu na onda da food bike, a comida de rua oferecida em charmosas bicicletas, uma fonte de renda. ;A crise colaborou para que eu descobrisse uma habilidade que não sabia que tinha;, observa Matheus.
O biólogo montou a Tiki bike, que vende chupe-chupes e sucos naturais. Ele desenvolveu também a versão alcoólica do produto para venda em eventos. Desde dezembro, Matheus vem conseguindo equilíbrio financeiro do negócio, mas percebeu que neste início de ano tem precisado oferecer mais o produto, participando com maior frequência de espaços de eventos para fazer girar a mercadoria e manter a contabilidade em dia.
O biólogo empreendedor vende sucos naturais, a exemplo das bebidas feitas de mexerica, amora com laranja e morango com maracujá a R$ 5 e os chupe-chupes a R$ 3. Ele mesmo compra, higieniza e prepara as frutas, assim como as bebidas e gelados que depois são vendidos, também por ele, nas praças da cidade. Satisfeito com os resultados que tem alcançado com sua bike, Matheus é um bom exemplo do conta própria. No futuro, pensa em formalizar o negócio.
Demanda retraída exige mais esforçoAqueles que já estão tradicionalmente do segmento por conta própria também sentiram o aperto da economia e da redução do emprego e tiveram que se virar dentro do modelo. O músico Reinaldo Figueiredo, de 39 anos, atua em segmentos variados, mas a atividade principal desempenhada por ele sempre foi a de professor de guitarra, com o talento para ensinar crianças e adultos. Reinaldo se considera um bom termômetro da crise. Segundo ele, quando o orçamento aperta, as famílias tendem a cortar as aulas de música para manter outras despesas, como a escola particular.
A demanda de aulas era ativa de 2008 a 2013. A partir de 2014, contudo, o mercado piorou. Apesar da crise, Reinaldo é otimista e está se reinventando em várias áreas. Como professor ele se prepara para lançar aulas virtuais pela internet. Pretende vender conteúdo em vídeos e, também, dará aulas on-line. ;Esse é um projeto antigo. Como a crise reduziu a demanda por aulas, consegui usar o tempo disponível para investir no projeto.;
Com a alma criativa característica do conta própria, Reinaldo atua, ainda, como fotógrafo. Outra face de empreendedor é a participação dele em programas de aventuras, até mesmo como integrante da equipe de um protagonista do Discovery channel. Para incrementar a renda, ele se cadastrou no site Rent a local friend, para atuar como uma espécie de guia turístico, ou como o próprio nome diz, um amigo alugado para o turista em BH.