Jornal Correio Braziliense

Economia

Receita Federal libera programa gerador da declaração do IRPF amanhã

O programa importará mais informações dos contribuintes da declaração de 2015

Começa amanhã ás 8h, no site da Receita Federal, o download do programa gerador da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2016 com base no ano-calendário de 2015. O prazo oficial para a entrega do IR, começa no dia 1; de março e termina em 29 de abril.

De acordo com a Receita Federal, o guia de consultas do site denominado ;linha do metrô; vai continuar com as mesmas informações com mudanças somente na apresentação. ;Foram encontradas dificuldades principalmente nos smartphones (no ano passado). Com as alterações, será muito mais fácil para trabalhar até com o celular;, explicou Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda do Fisco.

Leia mais notícias em Economia

O rascunho referente à declaração de 2016 acaba hoje à meia noite, pois a partir de amanhã o contribuinte já terá acesso ao programa. O supervisor afirmou que a ferramenta não estará disponível para salvar, mas somente para importar informações para o formulário da declaração. ;O raciocínio é usar o rascunho no período que antecede a declaração, ou seja, colocar as informações durante o ano. Quando disponibilizamos o programa definitivo, ele deixa de ser necessário;, completou.

Uma das alterações no programa deste ano deverá facilitar o convívio de casais, pois não será mais necessário informar a renda do cônjuge na declaração. Andrea Legal, auditora da Receita Federal e supervisora do programa do IR, frisou que este ano não será necessário informar dados do cônjuge. ;Neste ano, só será necessário o CPF do cônjuge e nada mais;, completou. Além disso, este ano os profissionais liberais - médicos, dentistas, advogados, psicólogos e fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais ; terão que informar o registro profissional.

O programa importará mais informações dos contribuintes da declaração de 2015, informou Adir. Além disso, o programa terá uma novidade no processo de envio. Agora, haverá um botão único para "checar, gravar e transmitir" a declaração. "Se tiver qualquer pendência, ele não continua o processo. O botão separado para verificação continuará existindo", pontuou Andrea Legal. A Receita Federal espera receber 28,5 milhões de declarações este ano.