As principais empresas aéreas do país, ligadas ao Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea) ; TAM, Avianca e Gol ;, afirmaram nessa terça-feira (2/2), que vão remarcar as passagens dos que desejam mudar o horário ou data da viagem, sem cobrança de taxas, mas de acordo com a disponibilidade nos voos.
Reivindicações
Apesar de o movimento ter sido inicialmente marcado apenas para hoje, representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) não descartam a continuidade das paralisações. Eles reivindicam 11% de reajuste salarial retroativo à data-base, em 1; de dezembro. Na proposta apresentada pela Snea, na semana passada, não há retroatividade e o percentual seria dividido em duas ou três vezes, dependendo do salário, o que não foi aceito pelas categorias.
Segundo o sindicato patronal, as empresas ofereceram melhorias sociais além de garantir o pagamento dos 11% pedidos pelos trabalhadores, só que parcelado e valendo a partir de agora. Os funcionários que ganham até R$ 1,5 mil teriam o aumento dividido em duas vezes, de 5,5% em fevereiro e junho; e os com salários entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil, em três, de 3%, 2% e 6%, encerrando em novembro.
Fique atento
Quais terminais são afetados pela paralisação?
Os terminais de Brasília, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Viracopos, Porto Alegre, Recife e Fortaleza.
Como o passageiro deve agir?
Os que têm passagens marcadas para este horário devem se antecipar, tentando chegar mais cedo aos terminais, fazer check-in pela Internet, celular ou totem para autoatendimento e procurar as companhias aéreas para solucionar dúvidas. As principais empresas aéreas afirmam que vão remarcar as passagens dos que desejam mudar o horário ou data da viagem, sem cobrança de taxas, mas dependendo da disponibilidade de vôos.
Como proceder em caso de problemas com atrasos e cancelamento de voos?
Segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac), as companhias aéreas devem informar sobre atrasos e cancelamentos. Os passageiros têm direito à alimentação em caso de atrasos superiores a duas horas e a traslado para atrasos superiores a quatro horas
Onde reclamar?
Além dos setores responsáveis nas companhias aéreas, os passageiros também podem fazer reclamações junto a Anac, pelo telefone 163 ou pela internet