A fabricante europeia de aeronaves Airbus fornecerá helicópteros para o Uber, que deverão ser utilizados utilizados nos serviços sob demanda da empresa, segundo anúncio feito neste domingo pelo presidente da Airbus, Tom Enders.
"Trata-se de um projeto piloto. Avaliaremos o desempenho da iniciativa, mas estamos bastante animados", afirmou Enders em entrevista ao jornal The Wall Street Journal durante a conferência Digital Life Design em Munique, Alemanha.
Enders afirmou que o custo para agendar um helicóptero pelo aplicativo do Uber deve cair com o passar do tempo. O projeto será lançado dentro de algumas semanas, segundo o executivo.
Conhecida por oferecer um aplicativo por meio do qual o usuário poderia pedir carros para pequenos trajetos e viagens, o Uber expandiu recentemente seus serviços e passou a oferecer outras formas de transporte, como barcos.
O anúncio sinaliza também que a Airbus está buscando expandir sua carteira de clientes, já que as vendas para compradores tradicionais têm sido prejudicadas pelos baixos preços do petróleo.
Empresas de petróleo e gás são clientes estratégicos para a Airbus no segmento de helicópteros comerciais de alto padrão. Entretanto, a queda nos preços das commodities levou estas companhias a cortar custos e reduzir a compra e o uso de helicópteros.
No mês passado, Enders disse que as vendas de helicópteros, que já tinham recuado em 2014, caíram ainda mais em 2015.