Rio Verde ; A operadora de telefonia celular Claro realizou os primeiros testes com a tecnologia 4,5G no Brasil, agregando três frequências, entre elas, a de 700 Megahertz (MHz). Na manhã desta terça-feira, a companhia foi a primeira operadora a utilizar essa faixa, que ainda é ocupada pelo sinal analógico de televisão e só estará totalmente limpa no país em 31 de dezembro de 2018.
;Vamos entregar 17 mil conversores as famílias do cadastro único do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). E o desligamento deve ocorrer até a data limite de 15 de fevereiro, mas é possível que seja antes;, garantiu o ministro das Comunicações, André Figueiredo, presente no evento da Claro, em Rio Verde.
Atraso em Brasília
Brasília é a segunda cidade programada para migrar totalmente para o sinal digital de televisão. A estimativa inicial do governo era de que até abril fosse possível realizar o desligamento do sinal analógico na capital federal. Mas a data também foi postergada e a migração completa só deve ocorrer em outubro.
;Em Brasília, 60% da população tem televisão a cabo, então a migração não deve sofrer os problemas que ocorreram em Rio Verde;, disse Figueiredo.
A limpeza da frequência de 700 MHz é necessária para que as operadoras de telefonia móvel ocupem a banda ; atualmente usada pela radiodifusão ; com internet de maior velocidade.
A repórter viajou a convite da Claro