Jornal Correio Braziliense

Economia

Dólar mostra instabilidade com crise política e Moody's

Além disso, o dólar perdeu força na última hora ante pares do real atreladas a commodities

O dólar à vista no balcão abriu em alta nesta quinta-feira (10/12), e, minutos depois, passou a oscilar perto da estabilidade. Na quarta-feira, a moeda fechou cotada a R$ 3,7518 (-1,39%). Segundo um profissional de câmbio, enquanto o alerta de rebaixamento feito pela Moody;s traz pressão de alta, a pressão para baixo para formação da Ptax antes dos leilões de linha atuam na ponta contrária. Além disso, o dólar perdeu força na última hora ante pares do real atreladas a commodities.

Às 9h32, o dólar à vista tinha leve alta cotado a R$ 3,7572 (%2b0,14%). No exterior, o dólar já se mostra mais fraco ante moedas ligadas a commodities do que há uma hora. Perdia valor em relação ao dólar australiano, ao peso mexicano, à lira turca.


De forma geral, analistas e operadores seguem atentos ao desdobramento do anúncio, ontem, de que a Moody;s colocou a nota do Brasil como emissor em observação com perspectiva negativa. Em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Mauro Leos, porta-voz da agência de classificação de risco, afirmou que a decisão sobre o rebaixamento para grau especulativo virá em até três meses. Em comunicado, a agência de classificação de risco citou a paralisia política como um dos entraves à melhora da economia.