A agência de classificação de risco Moody;s acaba de avisar que pretende rebaixar o Brasil. Em comunicado a investidores, a empresa informou que, devido a " deterioração fiscal", a nota do Brasil, Baa3, último patamar para perder o grau de investimento, será revisada para ;possível rebaixamento;. Além da deterioração fiscal, o agravamento das condições de governabilidade e do aumento do risco de paralisia política estão entre as razões desse rebaixamento, que era esperado pelo mercado.
Com isso, a Moody;s será a segunda agência internacional a classificar os títulos soberanos como lixo entre os caloteiros globais. Em setembro, a Standard & Poor;s retirou o selo de bom pagador do Brasil.
A Moody;s informou que, durante a revisão, pretende avaliar ;a probabilidade de uma maior deterioração da posição orçamental do governo; porque existe uma perspectiva de aumento mais significativo da dívida pública, devido ao elevado grau incerteza no ambiente político e ao declínio da confiança dos investidores e mais profundo do que o esperado recessão