Jornal Correio Braziliense

Economia

PIB encolhe 1,7% no terceiro trimestre e registra queda histórica

Recuo é o maior para o período desde 1996. Na comparação com o mesmo período de 2014, o tombo foi maior ainda e também recorde: 4,5%

Rio de Janeiro (RJ) ; O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu 1,7% no terceiro trimestre de 2015 em relação ao anterior. É a maior queda desde o início da série desde 1996. A soma de todas as riquezas produzidas no país de abril a junho foi de R$ 1,481 trilhão, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (01/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao mesmo período de 2014, o tombo foi de 4,5%, também o maior da história em qualquer base de comparação.

[SAIBAMAIS]A taxa acumulada nos três trimestres do ano, de queda de 2,5%, é a maior para o período desde o início da série, de acordo com técnicos do IBGE. Nem a agroindústria ajudou o PIB novamente, de acordo com técnicos do órgão.



Os investimentos não param de cair dado o enorme grau de incertezas nas áreas econômica e política da presidente Dilma Rousseff. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou a maior retração entre os indicadores de demanda do cálculo do PIB, com retração de 4; julho a setembro, na comparação com os três meses do anteriores.