Jornal Correio Braziliense

Economia

Grécia anuncia acordo com credores para liberação de 12 bilhões de euros

O acordo inclui um compromisso a respeito do tema dos despejos imobiliários que bloqueavam as negociações

Atenas, Grécia - O governo grego anunciou nesta terça-feira (17/11) que estabeleceu uma série de medidas de ajuste com os credores, o que permitirá obter empréstimos de 12 bilhões de euros dos países da Eurozona. "Chegamos a um acordo em tudo, inclusive sobre as 48 medidas preliminares que condicionam a entrega da ajuda financeira", anunciou em Atenas o ministro das Finanças, Euclide Tsakalotos, ao fim de uma longa sessão de negociações com os credores da Grécia (União Europeia, Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Fundo Europeu de Estabilidade).

[SAIBAMAIS]O acordo inclui um compromisso a respeito do tema dos despejos imobiliários que bloqueavam as negociações. Os credores queriam facilitar a medida, enquanto o governo grego deseja proteger os proprietários endividados em caso de falta de pagamentos. Um projeto de lei sobre os pontos do acordo será apresentado ao Parlamento grego na quinta-feira, segundo o ministério das Finanças.



De acordo com uma fonte europeia, os diretores do Tesouro da Eurozona ("Euro Working Group") devem examinar o acordo, antes de uma decisão do bloco sobre a liberação de recursos na sexta-feira. A ajuda inclui 10 bilhões de euros para recapitalizar os bancos gregos e uma parcela de dois bilhões de euros do último resgate concedido ao país.

O governo de esquerda do primeiro-ministro Alexis Tsipras teve que aceitar em julho uma nova série de medidas de austeridade em troca de um terceiro resgate concedido por seus credores, de 86 bilhões de euros em três anos. Os representantes do "quarteto" de credores estão há uma semana em Atenas para verificar a aplicação das medidas estabelecidas em julho.