Falhas no sistema do eSocial estão revoltando os empregadores domésticos. O site, que é responsável por armazenar as informações de trabalhadores domésticos, não está gerando aos patrões o Simples Doméstico referente a outubro, guia única para o pagamento dos tributos.
A emissão da guia está disponível desde domingo (1;/11), mas até esta terça (3/11), muitos patrões sequer conseguiram imprimir o boleto. Além de lentidão no carregamento da guia, as tentativas são sempre em vão. Segundo os empregadores, um erro de sistema impede o sucesso da operação. Entre a manhã e o início da tarde de hoje, alguns internautas também reclamaram que o site ficou fora do ar.
Para a coordenadora institucional da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, a Receita Federal, responsável pela manutenção do eSocial, deve prorrogar o prazo de pagamento do recolhimento dos tributos do Simples Doméstico. "O contribuinte não pode pagar pela falha do sistema e não pode ter que arcar com multas", defende.
Até o momento, a Receita Federal não esclareceu os motivos das falhas no sistema. Em comunicado à imprensa, o órgão apenas comunicou que promoverá hoje, às 18h, uma coletiva para apresentar balanço dos cadastramentos no site e da emissão de guitas.