O preço do petróleo fechou em baixa nesta segunda-feira em Nova York, após três duas consecutivos de alta.
O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em dezembro caiu 45 centavos, a 46,14 dólares.
Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em dezembro recuou 77 centavos, a 48,79 dólares no Intercontinental Exchange (ICE).
"Após um fechamento a um nível elevado na sexta-feira, as estatísticas econômicas de hoje (segunda-feira) foram modestas e certamente não foram suficientes para aliviar algumas preocupações sobre a demanda mundial", comentou Kyle Cooper, da IAF Advisors.
Entre as estatísticas evocadas pelos analistas, o anúncio de que a atividade industrial na China contraiu-se em outubro pelo terceiro mês consecutivo foi considerado de mau sinal para a saúde da segunda economia do mundo e o maior consumidor global de energia.
Nos Estados Unidos, a atividade industrial recuou, mas permaneceu próxima às expectativas, enquanto os gastos de produção aumentaram mais do que o previsto.
"Os preços do petróleo abriram a semana em território negativo, com os investidores prudentes após as informações que apontam um recorde de produção de petróleo bruto na Rússia, que afetou o ânimo do mercado", avaliou Myrto Sokou, analista da Sucden Financial.
"A Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) continua produzindo mais do que demanda, estabelecida em 30,5 milhões de barris por dia, no quarto trimestre", lembraram os analistas do Commerzbank.