O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de R$ 1,4 milhão para ações de defesa civil em Santa Catarina. O estado tem 109 municípios afetados pelas chuvas fortes, vendavais e granizos desde o início de outubro. A portaria que autoriza a transferência de recursos foi publicada na edição de hoje (30/10) do Diário Oficial da União. O prazo para execução das obras e serviços é 180 dias.
Leia mais notícias em Economia
Boletim divulgado hoje pela Defesa Civil de Santa Catarina informa que os 109 municípios foram afetados por eventos como chuvas intensas, enxurradas, deslizamentos e alagamentos. Os desalojados chegam e 21.193 e os desabrigados 1.873. O estado contabiliza 12.695 residências danificadas ou destruídas. De acordo com a Defesa Civil, entre a noite de hoje e o sábado (31/10) uma nova frente fria se aproxima de Santa Catarina, provocando pancadas de chuva e temporais isolados com granizo, principalmente do Oeste ao Planalto.
De acordo com a Defesa Civil, a passagem frequente de frentes frias e sistemas de baixa pressão que se intensificam no Paraguai estão entre os fatores que favoreceram as chuvas persistentes em Santa Catarina.
Em razão das chuvas, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorreram no final de semana, não puderem ser aplicadas em dois municípios de Santa Catarina: Rio do Sul e Taió. Os estudantes farão as provas em outra data.