Jornal Correio Braziliense

Economia

ANS instaura direção fiscal em operadora de plano de saúde para servidores

Essa é a segunda direção fiscal instaurada na Geap em menos de dois anos

A Agência Nacional de Saúde (ANS) publicou hoje, no Diário Oficial da União (DOU), a decisão da direção colegiada de instaurar o regime de direção fiscal na Geap Autogestão em Saúde, principal operadora do plano de saúde dos funcionários públicos federais. De acordo com a resolução, a ANS apontou ;anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde;, conforme adiantou o Correio. Jaime de Carvalho Leite foi nomeado para a função de diretor fiscal.

Leia mais notícias em Economia

A medida foi anunciada após denúncias do Correio sobre suspeitas de interferência do governo para que a decisão, tomada por unanimidade pela diretoria colegiada em 18 de agosto não viesse a público. Essa é a segunda direção fiscal instaurada na Geap em menos de dois anos. De acordo com a ata de agosto, a Geap não cumpriu o programa de saneamento pactuado no último regime de direção fiscal, em 2013. A resolução, assinada pelo diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão, entra imediatamente em vigor.

Ontem, procurada, a Geap afirmou que não estava sob processo de direção fiscal e que não havia sido notificada a respeito de qualquer decisão da ANS nesse sentido. Hoje, no entanto, até o momento da publicação dessa nota, a operadora não se manifestou. De acordo com a assessoria de imprensa, a empresa irá, em breve, divulgar um comunicado.