Jornal Correio Braziliense

Economia

Hollande diz que demissões na Air France podem ser evitadas

Em resposta, Hollande afirmou nesta segunda-feira que é possível evitar as demissões e pediu à direção e aos sindicatos da empresa que sejam responsáveis

As demissões previstas na Air France podem ser evitadas mediante o diálogo, afirmou nesta segunda-feira, (19/10), o presidente François Hollande, ressaltando que o conflito social na companhia aérea não reflete o estado da França.

Certos "observadores querem que exista sempre uma onda que esquenta e explode. Não! O conflito na Air France não resume o estado da França", disse o presidente francês em declarações à emissora RTL.

[SAIBAMAIS]Pouco antes da abertura de uma conferência social que reunirá sindicatos, empresários e governo em Paris, Hollande afirmou que não se deve fazer da Air France "um caso geral" e defendeu o diálogo para solucionar os conflitos que sempre existiram.

Leia mais notícias em Economia

O anúncio de um plano de redução de efetivos pela companhia aérea francesa gerou a revolta dos funcionários. Durante uma manifestação de trabalhadores da empresa, em 5 de outubro, dois diretores foram agredidos e precisaram fugir da sede da companhia com as camisas rasgadas.

O presidente do grupo Air France-KLM, Alexandre de Juniac, anunciou no domingo que a primeira parte do plano de redução de empregos será aplicada em 2016 e envolverá mil postos de trabalho.

Em resposta, Hollande afirmou nesta segunda-feira que é possível evitar as demissões e pediu à direção e aos sindicatos da empresa que sejam responsáveis.