O texto enviado anteriormente continha uma incorreção. As variações das ações da Petrobras foram de alta de 0,41% no papel ON e de queda de 0,62% no PN, e não como constou.
A virada dos papéis da Petrobras para o território positivo foi fundamental nesta sexta-feira, 16, para o avanço da Bovespa. Até o meio da tarde, a bolsa brasileira oscilava muito próxima da estabilidade, em sintonia com Nova York, onde os principais índices também não apresentavam um rumo claro. Com a aceleração do petróleo no exterior, a Petrobras foi favorecida e o Ibovespa também se firmou. Só que especulações em torno de um possível pedido de demissão do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, seguraram os ganhos.
O Ibovespa terminou em alta de apenas 0,16%, aos 47.236,10 pontos. Na semana, acumulou queda de 4,26% e, no mês, avanço de 4,83%. A volatilidade hoje foi grande. Na mínima, vista pela manhã, a Bovespa chegou a marcar 46.517 pontos (-1,37%) e, na máxima, 47.727 pontos (%2b1,20%).
Durante a tarde, o fortalecimento do petróleo impulsionou os papéis da Petrobras e, consequentemente, a Bovespa como um todo. Os preços do petróleo aceleraram após a consultoria Baker Hughes divulgar dados de atividade do setor nos Estados Unidos. O número de poços e plataformas de produção em atividade estava em 595 nesta semana, dez a menos que na semana anterior.
Nesse cenário, a bolsa mantinha ganhos firmes até que os rumores de que Joaquim Levy poderia renunciar tomaram conta dos negócios A informação de que ele já teria, inclusive, uma carta de renúncia pronta foi negada pelo ministério, mas o estrago já estava feito. A Bovespa acabou subindo apenas 0,16%. Em Petrobras, que avançava mais de 2% à tarde, o ganho final foi de apenas 0,41% no papel ON. Na ação PN da Petrobras, houve baixa de 0,62%. Vale ON também terminou no negativo, em baixa de 0,97%, e Vale PNA teve alta de 0,86%.
Em Nova York, os principais índices também oscilaram bastante durante boa parte da sessão, mas se firmaram em alta à tarde. O Dow Jones subiu 0,43%, aos 17.215 pontos, o S 500 teve alta de 0,46%, aos 2.033 pontos, e o Nasdaq avançou 0,34%, aos 4.886 pontos.