O aumento da taxa de juros dos Estados Unidos é possível nas reuniões de outubro ou de dezembro do Federal Reserve (Fed), disse Dennis Lockhart, integrante da entidade. "Acho que uma decisão sobre a taxa de juros é apropriada nas reuniões em outubro ou dezembro do Comitê Monetário do Fed", disse Lockhart.
O Comitê celebrará suas duas últimas reuniões do ano em 27 e 28 de outubro e em 15 e 16 de dezembro. Lockhart disse que a economia dos Estados Unidos "tem resultados satisfatórios" apesar das turbulências e das incertezas mundiais. "Continuo pensando que o contínuo progresso da economia justifica aumentar prontamente os juros", afirmou.
Ele acrescentou que é preciso prestar muita atenção aos próximos dados econômicos, sobretudo aos que se referem à atividade dos consumidores. A taxa de juros dos Estados Unidos estão em quase 0% desde 2008 para superar a severa recessão da época. No entanto, de acordo com o Fed, a maior economia do mundo se recuperou o suficiente para aumentar gradualmente os juros a níveis considerados normais, segundo o Fed.