Jornal Correio Braziliense

Economia

Com greve de bancários, clientes devem ter atenção para quitar contas

Funcionários reivindicaram aumento de 16%, sendo 6,12% de ganho real

A população já começou a sentir os efeitos da greve dos bancários. Quem precisou, ontem, de atendimento em uma agência bancária, encontrou portas fechadas. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), a paralisação atingiu mais de 6 mil agências em todo o país. Os bancários reivindicaram aumento de 16%, sendo 6,12% de ganho real. Os bancos ofereceram 5,5% mais abono de R$ 2,5 mil.

[SAIBAMAIS]A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alega que o reajuste oferecido está em linha com a expectativa de inflação dos próximos meses. ;O reajuste de 5,5% vai recompor parte do poder de compra dos trabalhadores dos últimos 12 meses, sem contaminar os índices futuros, o que iria contra os esforços do governo para reequilibrar os fundamentos macroeconômicos. Além disso, a proposta prevê um abono de R$ 2,5 mil para compensar as perdas passadas;, afirmou ao Correio a assessoria da entidade, por e-mail.



Mesmo enfrentando transtornos para resolver problemas nas agências, os consumidores não podem se valer da greve dos bancários para protelar os pagamentos. Para o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa, a orientação é entrar em contato por telefone com o banco e pedir uma alternativa. Para as pessoas que têm contas de consumo, como água, telefone e energia, é aconselhável ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Confira outras dicas:

; Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, aqueles que recebem pela Caixa Econômica Federal só poderão sacar o benefício nas casas lotéricas.

; Aqueles que necessitarem efetuar o pagamento do condomínio por boleto bancário e não encontrarem meios para fazê-lo devem fazer contato com a administradora ou com o síndico, para que receba a cota condominial.

; Nos casos de cobranças pré-agendadas e não efetuadas, os consumidores têm direito a pedir ressarcimento por perdas e danos sofridos e comprovados.

Meios para atendimento
Confira o que os bancos disponibilizam à clientela


Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas
Bankfones e internet banking
Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC)
Convênios com estabelecimentos comerciais
Débitos automáticos

Fonte: Proteste

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