O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de Saint Louis, James Bullard, afirmou neste sábado (19/9) que se posicionou contra a decisão do comitê de política monetária dos Estados Unidos de manter inalteradas as taxas de juros de curto prazo do país. A posição de Bullard é de que a economia já se recuperou o suficiente para justificar um aperto monetário. "O argumento para a normalização da política é bem forte", disse.
[SAIBAMAIS]O Fed tem por objetivo garantir que a taxa de desemprego no país se mantenha em nível considerado de pleno emprego no longo prazo e levar a inflação à meta de 2% ao ano. "Por que as políticas do comitê se mantêm tão longe do normal quando os objetivos já foram essencialmente cumpridos?", questiona Bullard.
A expectativa é de que o Fed comece a elevar os juros lentamente, com um avanço de 0,25 ponto porcentual. Para Bullard, esse ritmo deve manter "uma política monetária excepcionalmente acomodatícia nos próximos três anos". Fonte: Dow Jones Newswires.