O governo argentino colocou nesta terça-feira (17/8) em seu mercado financeiro um título por 1,087 bilhão, nominado em dólares mas pago em pesos pela taxa de câmbio oficial, informou o ministério da Economia do país.
[SAIBAMAIS]O atrativo do Bonad são os rendimentos vinculados à desvalorização fixada pela cotação oficial do dólar, com uma taxa anual de 0,75% e vencimento em fevereiro de 2017.
As emissões de títulos públicos em nível local para financiar o Estado se transformaram em moeda corrente desde março deste ano.
A Argentina enfrenta uma barreira de acesso aos mercados financeiros internacionais por conta das medidas judiciais empregadas desde que o país decretou a moratória da dívida com fundos especulativos, chamados de ;abutres; no jargão financeiro.
Em 2005 e 2010, o país conseguiu reestruturar 93% de sua dívida declarada em moratória em 2001 em meio a sua pior crise histórica.
Os cerca de 7% restantes continuam em "default" devido ao litígio com os ;fundos abutres; nos tribunais de Nova York, que pedem o pagamento em espécie de 100% do valor nominal de juros e capital dos títulos.
Em sua defesa, a Argentina argumenta que em nenhuma reestruturação da dívida é possível pagar em espécie os 100% de juros e capital, como esses fundos especulativos exigem na justiça dos Estados Unidos.