Jornal Correio Braziliense

Economia

CCEE: preço de liquidação das diferenças sobe 6% em todos os submercados

As afluências esperadas para a terceira semana de agosto no Sistema Interligado Nacional (SIN) caíram de 91% para 84% da média histórica

O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 15 a 21 de agosto foi fixado em R$ 136,94/MWh para todos os submercados, um aumento de 6% no valor registrado na última semana, informou nesta sexta-feira, 14, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

As afluências esperadas para a terceira semana de agosto no Sistema Interligado Nacional (SIN) caíram de 91% para 84% da média histórica, redução de 2.200 MWmédios de energia no sistema em relação à semana anterior. Essa queda, esperada para todos os submercados, foi a principal responsável pelo aumento do PLD, que é o preço de referência do mercado de curto prazo de energia.

A diminuição mais significativa foi observada no Sul (103% para 88%), onde a nova previsão, que representa uma redução de 1.500 MWmédios, ficou abaixo da média histórica, o que não ocorria desde maio de 2015. No Sudeste, a estimativa caiu de 92% para 89% da média, o que equivale a 500 MWmédios a menos de energia no sistema. As previsões no Nordeste e no Norte também estão menores (-100 MWmédios) com estimativas em 50% e 79% da média, respectivamente, ante os 52% e 84% da segunda semana de agosto.

O transporte de energia entre os submercados permanece abaixo dos limites de intercâmbio e os preços seguem equalizados entre eles, afirma a CCEE.

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram quase 650 MWmédios abaixo do esperado, com redução em todos os submercados, exceto no Norte, onde os níveis ficaram 230 MWmédios acima do previsto anteriormente. A redução foi de 200 MWmédios no Sudeste, 100 MWmédios no Nordeste e 560 MWmédios no Sul.

A carga, indicador que dimensiona a demanda doméstica, além das perdas no sistema, esperada para a próxima semana é a mesma que a esperada anteriormente, sem sofrer alteração em nenhum submercado.