Jornal Correio Braziliense

Economia

Receita atualiza programa que calcula tributo de empregador doméstico

O programa Salweb permite gerar uma Guia de Previdência Social para pagamento em atraso dos tributos recolhidos

Os empregadores domésticos em atraso com os encargos trabalhistas podem quitar os débitos mais rapidamente. A Receita Federal atualizou o programa Salweb, que permite gerar uma Guia de Previdência Social para pagamento em atraso dos tributos recolhidos.

O aplicativo atualiza os cálculos automaticamente. Antes, os patrões tinham até o dia 16 de cada mês para recolher a contribuição previdenciária dos empregados domésticos. Com a entrada em vigor da Lei Complementar 150/2015, que instituiu o Simples Doméstico (regime simplificado de pagamento de encargos de trabalhadores domésticos), o prazo foi antecipado para o dia 7, transferido para o próximo dia útil no caso de fins de semana e feriados.



No mês passado, quando passou a valer o novo prazo, os empregadores que atrasaram o recolhimento tinham de entrar na página da Receita Federal e seguir as orientações para calcular manualmente a multa, de 0,33% por dia de atraso. Com o aplicativo, todo o procedimento passa a ser automatizado.

O programa está disponível no seguinte endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-par.... Basta o empregador doméstico clicar no link reservado para contribuintes, observando a data de filiação ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para gerar a guia de recolhimento.