Bruxelas, Bélgica - Os representantes dos credores (UE, FMI e BCE) da Grécia são esperados em Atenas nos próximos dias, anunciou nesta sexta-feira (24/7) a Comissão europeia. A data de hoje havia sido mencionada com insistência para esse encontro.
"As instituições são esperadas nos próximos dias", afirmou uma porta-voz da Comissão europeia, sem dar mais detalhes sobre o calendário.
Uma fonte ministerial grega informou que a chegada dos representantes dos credores teria que se concretizar até esta sexta-feira, mas a data de hoje não foi confirmada por Bruxelas e Washington.
"A missão está em etapa de preparação", confiou em uma fonte próxima às negociações.
Leia mais notícias em Economia
"Ainda se discute o lugar (de encontro), visto que é preciso encontrar um acessível, perto dos ministérios", ressaltou a fonte. Outra fonte mencionou "problemas logísticos".
Esses últimos serão "rapidamente ajustados", insistiu nesta sexta-feira uma fonte do governo grego, sem detalhar sua natureza exata.
O jornal financeiro alemão Handelsblatt informou que o governo grego teria proposto que as discussões, assim como a hospedagem dos representantes, acontecesse a vinte quilômetros de Atenas, "enquanto o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras havia prometido lugares no centro da cidade".
O que está em jogo nesse novo ciclo de reuniões é a finalização, até, no máximo, o dia 20 de agosto, do terceiro plano de ajuda à Grécia, cujo princípio foi aceito no dia 13 de julho pela zona do euro e o governo grego.
Visto que a Grécia, com os cofres vazios, deve reembolsar mais de 3 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) em 20 de agosto, mais outros 1,5 bilhões da moeda única europeia ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em setembro.