Jornal Correio Braziliense

Economia

Mineradoras nos Estados Unidos anunciam corte de 12 mil vagas de emprego

As demissões aconteceram a fim de melhorar a rentabilidade financeira do grupo que foi afetada pela queda no preço das matérias primas



"Nos seis primeiros meses de 2015 foi registrada uma queda acelerada dos preços de nossos produtos", disse Mark Cutifani. A Anglo American registrou uma queda de 41% no preço do minério de ferro, de 19% na platina, 18% no cobre e 15% no carvão. O grupo iniciou há alguns meses um vasto plano de venda de ativos, com o qual aspira acumular 3 bilhões de dólares.

Na semana passada a Anglo American vendeu sua participação de 50% na Lafarge Tarmac por 992 milhões de euros. A companhia comemorou ter lançado a produção na mina de ferro de Minas-Rio, que efetuou suas primeiras entregas em outubro de 2014.

Os preços da platina, da qual a África do Sul possui 80% das reservas, caíram em um terço nos últimos quatro anos. E a produção da Anglo American de níquel caiu 34% e a de cobre 10% devido, respectivamente, às obras de reconstrução nos fornos de Barro Alto no Brasil e ao fechamento temporário das usinas de tratamento de sua mina Los Bronces no Chile.