As principais bolsas europeias estão hoje (23) em alta, em razão da aprovação pelo Parlamento grego do segundo pacote de medidas necessárias para a concessão do terceiro resgate à Grécia.
A aprovação na madrugada pelo Parlamento grego do pacote de reformas necessário para o início das negociações com os parceiros europeus para o terceiro resgate à Grécia foi acolhida com alegria pelos investidores. Mas, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ainda espera melhorar as condições estabelecidas para a ajuda financeira ao país.
A aprovação dos dois pacotes foi condição para que a Comissão Europeia (CE), o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) concordem em negociar um novo empréstimo à Grécia, estimado em 86 mil milhões de euros para os próximos três anos.
A proposta foi aprovada com 230 votos a favor entre os 298 membros do Parlamento presentes, após uma maratona de debate que se estendeu até a madrugada de hoje e que expôs as profundas divisões no partido governante Syriza.
O pacote aprovado contempla alterações no Código Civil, um sistema de proteção dos depósitos bancários e medidas para aumentar a liquidez dos bancos gregos.