O consumo de gás natural caiu 5,3% em maio ante abril e 5,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) explica a queda pela baixa da atividade industrial no País, além da concorrência com o óleo combustível e o GLP.
Todos os segmentos apresentaram retração mensal na utilização do insumo: o industrial caiu 2,2% na comparação com o mês anterior, mas no acumulado de 2015 manteve-se estável. Na cogeração a gás a baixa em maio foi de 13,2% ante abril e de 6,9% em cinco meses na comparação com mesmo intervalo de 2014.
Leia mais notícias em Economia
O setor residencial caiu 3,5% ante abril mas cresceu 1,3% no acumulado do ano. Por sua vez, o segmento comercial fechou maio com queda de 3,68% sobre abril e alta de 2,3% em relação ao período de janeiro a maio de 2014.
"O crescimento dos segmentos comercial e residencial, no acumulado do ano, é resultado dos investimentos das distribuidoras em expansão da rede de distribuição para captação de novos clientes", afirma o presidente-executivo da Abegás, Augusto Salomon, por meio de nota.
A geração elétrica teve queda na comparação mensal, de 3,9%, e alta de 9,9% em cinco meses. O uso de gás natural no setor automotivo caiu 0,9% em maio sobre abril e 3,5% no acumulado do ano.