Jornal Correio Braziliense

Economia

Grécia: primeiras projeções apontam para vitória do não

10 milhões de eleitores foram chamados a votar no referendo sobre se aceitam ou não as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira ao país

As primeiras projeções divulgadas pelas televisões gregas após o fechamento das urnas para o referendo de hoje (5) indicam vitória do "não" por margem reduzida.

Segundo o jornal britânico The Guardian, uma primeira projeção, do instituto Metron, atribui 49% dos votos ao não e 46% ao sim.

Outra, do instituto GPO, dá de 46% a 51% ao não e de 46,5% a 50,5% ao sim. Uma terceira, da Mark, atribui de 49% a 54% ao não e de45% a 50,5% ao sim. A quarta, do instituto MRB, dá de 49% a 54% ao não e de 46% a 51% ao sim.

As projeções foram feitas durante entrevistas telefónicas ao longo do dia de hoje.

Segundo a agência de notícias grega Amna, a participação eleitoral foi cerca de 65%, a mesma registrada nas eleições legislativas de janeiro.

Cerca de 10 milhões de eleitores foram chamados a votar no referendo sobre se aceitam ou não as medidas de austeridade propostas pelos credores internacionais em troca de ajuda financeira ao país.