Jornal Correio Braziliense

Economia

Riscos financeiros na Bolsa estão crescendo, alerta Tesouro americano

O documento chama a atenção sobre a queda das reservas em divisas de vários países

Washington, Estados Unidos - Os riscos nos mercados financeiros americanos continuam sendo "moderados", mas alguns deles aumentaram nos últimos seis meses, como os relacionados às ações da Bolsa, segundo um relatório do Departamento do Tesouro publicado nesta quarta-feira.

"O nível moderado dos riscos para a estabilidade financeira não deveria nos incitar à complacência", alertou Richard Berner, diretor do Escritório de Pesquisa Financeira (OFR, na sigla em inglês), braço do Tesouro encarregado do monitoramento dos mercados. "Nossa análise sugere que há razões para manter a vigilância", agregou.

Leia mais notícias em Economia

Após sua última avaliação, seis meses atrás, a OFR chamou a atenção sobre "tomadas de risco incrementadas em um contexto persistente de baixas taxas de juros, frágil liquidez (...) e da contínua transferência de atividades financeiras fora do sistema bancário".

Um alto funcionário da OFR estimou que os valores das ações americanas é muito elevado, fator a ser considerado, visto o tamanho do mercado financeiro dos EUA - cerca de 25 trilhões de dólares - e seu envolvimento com outros mercados.

No plano exterior, o relatório da OFR destaca o risco que significam para os mercados da zona do euro as dificuldades do governo grego para se financiar.

O documento chama a atenção sobre a queda das reservas em divisas de vários países, agregando que o lento crescimento e os desequilíbrios da balança de contas correntes de grandes países emergentes é uma fonte de preocupação.