Jornal Correio Braziliense

Economia

Concessões de rodovias facilitarão escoamento da produção de grãos

Em 2016 estão previstos leilões para um total der 4.371 km de estradas localizadas em dez estados

Dos R$ 66,1 bilhões em investimentos destinados à concessões de rodovias, R$ 19,6 bilhões terão como destino cinco leilões previstos para 2015, e R$ 31,2 bilhões para 11 leilões previstos para 2016. Também estão previstos R$ 15,3 bilhões para investimentos em concessões já existentes.

Em 2015, serão 2.603 quilômetros (km) de estradas em sete estados. As obras abrangem basicamente duplicação de pistas, construção de novas faixas e sinalizações. Compõem a malha rodoviária a ser concedida, um trecho de 460 km das BR-476, BR-153, BR-282 e BR-480, entre o Paraná e Santa Catarina. O valor estimado para esse trecho é R$ 4,5 bilhões, investimento que ajudará no escoamento da produção de grãos, aves e suínos pelos portos do Arco Sul.

Também serão concedidos 439 km da BR-364, entre Goiás e Minas Gerais. De acordo com o governo, o investimento estimado para esse trecho é R$ 3,1 bilhões para conectar a região produtora de grãos do sul de Goiás ao Triângulo Mineiro. Outro trecho a ser concedido abrange 704 km das BR-364 e BR-060, entre o Mato Grosso e Goiás. Serão investidos R$ 4,1 bilhões com o objetivo de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos dos arcos Norte e Sul.

Outro trecho de rodovia a ser leiloado ainda em 2015, com o objetivo de facilitar o escoamento de grãos pelos portos do Arco Norte, é o da BR-163 entre Sinop (MT) e Itaituba (PA), onde está localizado o Porto de Miritituba. Serão 976 km de extensão a um valor estimado de R$ 6,6 bilhões em investimentos.

Em 2016 estão previstos leilões para um total der 4.371 km de estradas localizadas em dez estados. Serão R$ 31,2 bilhões em investimentos. Entre as rodovias a serem concedidas estão trechos das BR-101 e a BR-232,ligando Cruzeiro do Nordeste (PE) ao Arco Metropolitano do Recife, ao Porto de Suape e às divisas com a Paraíba e com Alagoas (564 km). Também para 2016 estão previstas concessões de 199 km da BR-101, na Bahia, entre Feira de Santana e Gandu (R$ 1,6 bilhões em investimentos); 305 km das BR-262 e BR-381, entre Belo Horizonte e a divisa com o Espírito Santo (R$ 1,9 bilhão); e 357 km das BR- 101, BR-493 e BR-465, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Santa Catarina serão concedidos 455 km de trecho das BR-470 e BR-282, ligando a região agroindustrial aos portos do Arco Sul; 307 km da BR-280, e 220 km da BR-101. No Rio Grande do Sul serão concedidos 581 km de trecho das BR-101, BR-116, BR-290 e BR-386, a um custo estimado de R$ 3,2 bilhões para duplicar a Rodovia da Produção até Carazinho, no Rio Grande do Sul, além de outros trechos. No Mato Grosso do Sul os leilões abrangerão a BR-267 com 249 km ligando Nova Alvorada do Sul a Presidente Epitácio, e a BR-262, com 327 km ligando Campo Grande a Três Lagoas (MG).



Outro trecho com concessão prevista para 2016 é o da BR-364, nos 806 km que ligam Comodoro (MT) a Porto Velho. O investimento estimado pelo governo para esta obra é de R$ 6,3 bilhões, com o objetivo de integrar as regiões produtoras de grãos do estado a Rondônia, onde está a Hidrovia Rio Madeira.