Os ministros das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy, assinaram hoje (3/6), em Paris, um Acordo de Cooperação entre o Brasil e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo é ;aprofundar e sistematizar o relacionamento bilateral, colocando-o em bases mais sólidas;, informou nota divulgada pelo Palácio do Itamaraty.
Leia mais notícias em Economia
O Acordo precisará ser submetido ao Congresso Nacional, institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE e estabelece os mecanismos para a definição de linhas de trabalho futuras. No entanto, de acordo com uma fonte do governo, ainda está muito longe de o país se tornar membro da organização, que é conhecida como o clube dos países ricos. Peru e Colômbia estão em um processo mais adiantado de adesão.
O MRE informou que esse acordo de cooperação ;constitui um novo patamar na relação do Brasil com a OCDE;. Nesse sentido, o governo espera ter uma melhor integração com os estudos realizados pela Organização e assim conseguir trocar mais experiência na estratégia de desenvolvimento para evitar os erros praticados pelos membros do órgão.