Jornal Correio Braziliense

Economia

Falta de infraestrutura ameaça crescimento do turismo

Setor movimenta US$ 7,6 trilhões do PIB global e deve crescer 3,7% em 2015, mas investimentos importantes foram postergados por causa da recessão

Madri, Espanha - O turismo é uma indústria que movimenta US$ 7,6 trilhões por ano, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) global, mas destinos importantes frearam investimentos em infraestrutura durante a crise internacional, ameaçando o crescimento do setor. O alerta foi feito durante o congresso mundial de turismo The Global Summit 2015, promovido pelo World Travel and Tourism Council (WTTC) em Madri, Espanha.



Scowsill destacou a necessidade de uma maior colaboração entre as entidades públicas e privadas. ;A eliminação das barreiras ao desenvolvimento da infraestrutura através de estruturas políticas e regulatórias pode ajudar a manter a Europa com uma forte posição competitiva no turismo mundial;, defendeu.
De acordo com o presidente do WTTC, a indústria do turismo emprega 277 milhões de pessoa em todo o mundo, o equivalente a um em 11 postos de trabalhos do planeta. ;No ano passado, o turismo gerou 6% dos dólares exportados no mundo. Foi o quinto ano sucessivo de crescimento;, ressaltou.

Scowsill destacou que em 2015 os bons ventos vão continuar a soprar para a indústria. ;Vamos crescer 3,7%, portanto mais do que o crescimento global projetado em 2,9%. O emprego no setor vai expandir 2,6% este ano, com 284 milhões de postos de trabalho em 2015, 9,5% do total mundial;, enumerou. O congresso reuniu mais de 1,1 mil pessoas de vários segmentos turísticos, como empresários de companhias aéreas, setor hoteleiro, receptivo, gastronômico e de serviços.

*A repórter viajou a convite do WTTC