Jornal Correio Braziliense

Economia

Agência de classificação de risco mantém nota e indica estabilidade

S informa também previsão de queda de 1% no PIB brasileiro neste ano

A agência de classificação de risco Standard & Poor;s manteve a nota de classificação de risco dos títulos soberanos do Brasil em moeda estrangeira, em BBB-, e sua previsão de cenário permanece estável.

;Estamos afirmando nossas notas de BBB-, para o crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira, e de BBB%2b, para o crédito soberano de longo prazo em moeda local;, disse a instituição em nota divulgada nesta segunda-feira (23/3).

A perspectiva estável reflete a expectativa da agência de que os ajustes fiscais devem ocorrer, apesar da forte crise política com membros do Congresso Nacional. A empresa acredita que o governo da presidente Dilma Rousseff conseguirá restaurar a credibilidade ;gradualmente;, abrindo caminho para as perspectivas de crescimento mais fortes em 2016 e nos próximos.

Leia mais notícias em Economia


A S informou que prevê queda de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2015 e crescimento de 2% em 2016. Para 2017, a expectativa é de uma expansão de 2,3%. Ao mesmo tempo, sinalizou que vulnerabilidade externa do país vai aumentar nos próximos anos.

O país está a apenas um degrau para perder o grau de investimento pelo rating da S. A agência rebaixou o país pela última vez em março de 2014, demonstrando forte preocupação na condução da política fiscal do governo.

No início do mês, técnicos da companhia estiveram em Brasília para conversar com várias autoridades brasileiras e teve um tratamento digno dos fiscais do Fundo Monetário Internacional (FMI) em época de dívida externa galopante.