A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (10/03) o reajuste de 42,19% nas tarifas da distribuidora Ampla, que atende 2,5 milhões de consumidores de 66 municípios do Rio de Janeiro. O aumento passa a vigorar em 15 de março. Os consumidores de alta tensão, ou seja, as indústrias terão aumento de 56,15%, enquanto os de baixa tensão, na sua maioria residências e comércios, sofrerão elevação de 35,41%. O aumento percebido pelos consumidores será de 42,19%.
[SAIBAMAIS]Os diretores da agência reguladora explicaram que a Ampla não foi contemplada com o reajuste extraordinário recém concedido a 58 distribuidoras do país -- com aumento médio de 23,4%--, por conta de o aniversário da sua revisão ordinária ser tão próximo. "A Ampla é um caso à parte porque não teve revisão extraordinária, portanto, o aumento é cumulativo", alertou o diretor geral da Aneel, Romeu Rufino,
o diretor André Pipetone explicou que o impacto da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) no aumento da Ampla é de 18,5%, enquanto 11,23% dizem respeito ao pagamento do parcelamento dos empréstimos feitos às distribuidoras em 2014 pela conta ACR. A compra de energia teve peso de 10,3% na composição da alta das tarifas autorizada pela Aneel.