Jornal Correio Braziliense

Economia

Índice de confiança do consumidor sobe 0,2% em fevereiro

Os dados, divulgados hoje (26), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP)

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 112,9 pontos em fevereiro, resultado 0,2% superior ao apurado em janeiro. No entanto, trata-se do menor nível para o mês nos últimos 12 anos. Na comparação com fevereiro do ano passado, o índice está 17,2% menor. Os dados, divulgados hoje (26), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Os dois quesitos que compõem o indicador tiveram resultados opostos. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA) ; que mede a satisfação do consumidor com o momento econômico atual ; caiu 1%, para 109,7 pontos. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) teve elevação de 0,9% e alcançou 115,1 pontos.


A pesquisa mostrou que os consumidores que ganham menos de dez salários mínimos se sentem mais confortáveis com o cenário econômico: elevaram a pontuação do índice de 116 para 119,8 pontos, em relação àqueles que ganham mais de dez salários mínimos (diminuíram o índice em 4,4%, de 109,9 para 105 pontos).

Apesar da elevação do ICC em 0,2%, que interrompeu uma sequência de queda de dois meses seguidos, a Fecomercio avaliou negativamente o resultado. ;A pesquisa revela um consumidor cada vez menos otimista com a situação socioeconômica atual com anúncios de elevações de impostos, reajustes no preço da gasolina e, principalmente, baixo crescimento do país, o que provoca preocupação quanto ao poder aquisitivo das famílias;, destacou a entidade, em nota.

Os dados da pesquisa foram coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores do município de São Paulo. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).