Jornal Correio Braziliense

Economia

Acordo sobre extensão da ajuda financeira à Grécia

Comissário do Euro e do Diálogo Social anunciou o acordo em sua conta do Twitter

Os ministros das Finanças da zona do euro concordaram nesta sexta-feira em estender em quatro meses o programa de ajuda financeira à Grécia. Após um dia de duras negociações em Bruxelas, duas fontes diplomáticas anunciaram que há um acordo.

"Há um acordo", anunciou uma das fontes. O comissário do Euro e do Diálogo Social e vice-presidente da Comissão, Valdis

Dombrovskis, confirmou o anúncio em sua conta do Twitter. Segundo ele, a Grécia apresentou uma lista detalhada de reformas".

A fonte diplomática disse que a Grécia deverá apresentar na segunda-feira à tarde um plano de reformas estruturais, que inclui assuntos como a luta contra a fraude fiscal e a corrupção. Esta proposta será desenvolvida por um grupo de especialistas, antes de passar à revisão no Eurogrupo.


Leia mais notícias em Economia

A reunião do Eurogrupo (19 ministros de Finanças da zona euro) programada para as 14H00 GMT, começou às 17H30 GMT, examinando "um rascunho de declaração do Eurogrupo, apresentado por seu presidente, Jeroen Dijsselbloem, que foi aprovado pela Grécia".

Este projeto indica que a Grécia pediu "uma extensão" do acordo marco de assistência financeira para garantir sua sobrevivência financeira, e "inclui elementos" que "esclarecem seus compromissos".

Sem um acordo, a Grécia corria o risco de se ver sem recursos, condenada à saída da zona do euro.

A Grécia, cujo programa de ajuda expira no dia 28 de fevereiro, quer virar a página da austeridade. Mas a Alemanha, com a inflexibilidade encarnada por seu ministro das Finanças, o conservador Wolfgang Sch;uble, exige que Atenas continue saneando suas contas públicas e realize as reformas estruturais exigidas em troca dos dois planos de apoio no valor de 240 bilhões de euros.