Jornal Correio Braziliense

Economia

ANS suspende a venda de 70 planos de saúde por três meses

Os convênios atingidos envolvem 580 mil beneficiários e só voltarão a poder vender novos produtos se apresentarem melhora no próximo monitoramento, realizado no próximo trimestre

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu, por pelo menos três meses, a comercialização de 70 planos de saúde de 11 operadoras por desrespeitos ao consumidor. Os convênios atingidos envolvem 580 mil beneficiários e só voltarão a poder vender novos produtos se apresentarem melhora no próximo monitoramento, realizado no próximo trimestre.


Entre as 11 operadoras, apenas uma nunca havia tido problemas anteriormente. Oito delas tinham planos suspensos no ciclo imediatamente anterior. Paralelamente, a ANS permitiu a reativação de outros 43 planos de saúde que estavam com a comercialização suspensa e progrediram na avaliação da agência reguladora.

Os órgãos de defesa do consumidor alertam que as empresas apenas estão proibidas de vender novos planos. Ou seja, quem já é cliente não pode ter o atendimento prejudicado de nenhuma maneira.

Este é o 12; monitoramento da ANS, que avalia, principalmente, o desrespeito aos prazos máximos de atendimento e queixas de natureza assistencial, como negativas de cobertura. Para este último caso, as operadoras ainda ficam sujeitas a multa que varia entre R$ 80 e R$ 100 mil.