A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor-Semanal (IPC-S) desacelerou na primeira semana do mês de fevereiro ao fechar com variação de 1,63%, recuando 0,1 ponto percentual em relação aos 1,73% da última semana do mês passado.
Os dados foram divulgados hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) e refletem recuo em cinco das sete capitais envolvidas na pesquisa. Apresentaram resultados acima da média nacional, de 1,63%, as capitais de São Paulo e Belo Horizonte.
Em São Paulo os preços dispararam de um período para outro, e o IPC-S da primeira semana do mês ficou em 2,3% ; a alta que chegou a 0,63% em relação ao índice nacional. Em Belo Horizonte a alta foi 0,08%.
Todas as outras cinco capitais fecharam com taxas inferiores à média nacional. No Rio de Janeiro, a terceira maior inflação entre as capitais pesquisadas, a taxa ficou em 1,65%, contra os 1,83% da última semana de dezembro. Em seguida, aparecem Porto Alegre e Brasília, ambas com alta de 1,26%.