O Banco Central (BC) anunciou, nesta quinta-feira (5/2) mudanças no quadro de diretores. Em curto comunicado, o órgão informou a chegada de dois novos diretores e a saída de um. A principal alteração ocorrerá na Diretoria de Política Econômica, uma das áreas mais importantes no órgão, responsável, entre outros assuntos, pelo controle da inflação.
Assumirá o comando da área o já diretor Luiz Awazu Pereira, que nos últimos quatro anos respondeu conjuntamente pelas diretorias de Assuntos Internacionais e de Regulação.
Ele substituirá o servidor público Carlos Hamilton Araújo, que durante o primeiro mandato teve embates diretos com o ministério da Fazenda, comandado à época por Guido Mantega. Na nota em que comunicou as substituições, o BC informou que o diretor pediu para sair. ;Carlos Hamilton Araújo, depois de cinco anos, deixa o cargo a pedido;, escreveu a nota.
Conforme antecipou o Blog do Vicente, no Correio, a Diretoria de Assuntos Internacionais, antes a cargo de Awzu Pereira, será ocupada pelo economista Tony Volpon, que até recentemente era diretor executivo e chefe de Pesquisas para Mercados Emergentes das Américas da Nomura Securities International, em Nova York.
A Diretoria de Regulação, também ocupada por Awazu, será comandada pelo também economista Otávio Ribeiro Damaso, que ocupa a chefia de gabinete e coordena a assessoria econômica do presidente do BC, Alexandre Tombini.
Na nota, o órgão reitera que as indicações dos novos diretores foram feitas diretamente à presidente Dilma Rousseff. Se aprovados, eles ainda terão de ser submetidos ao crivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
No último novembro, o Correio entrevistou Tony Volpon, quando ele ainda era chefe de pesquisas para a América Latina da Nomura Securities International. Veja o vídeo.
[VIDEO1]