Jornal Correio Braziliense

Economia

Ministro grego quer acordo global sobre situação financeira até maio

"Até o momento não vamos pedir novos créditos aos credores da Grécia", disse Yanis Varoufakis

O ministro grego da economia, Yanis Varoufakis, disse neste domingo en Paris que quer um acordo global sobre a situação financeira da Grécia antes do fim de maio.

[SAIBAMAIS]"Até o momento não vamos pedir novos créditos aos credores da Grécia", disse durante uma coletiva de imprensa com o ministro da economia francês Michel Sapin, na primeira etapa de sua viagem pela Europa para buscar apoios em favor da redução da dívida do país.

Varoufakis também disse que quer visitar Berlim e Frankfurt, sede do Banco Central Europeu (BCE), e outras cidades europeias, como Madri, para explicar a postura de Atenas sobre a dívida. "Realmente, tenho muita vontade de ir a Berlim, Madri, Fankfurt", disse Varoufakis.

Leia mais notícias em Economia


A Europa e, particularmente, a Alemanha observam com atenção ps primeiros passos do novo governo grego, em sua aposta para aliaviar sua dívida, que atualmente representa cerca de 175% do Produto Interno Bruto grego.

Varoufakis acrescentou que quer se encontrar com o ministro alemão da economia Wolfgang Sch;uble, e que essa visita é "essencial", tendo em vista a importância da Alemanha na Europa.

O ministro grego iniciou neste domingo em Paris uma viagem pela Europa para para buscar apoios em favor da redução da dívida de seu país.

Varoufakis não falou dos próximos prazos financeiros para a Grécia.

No sábado, a chanceler alemã Angela Merkel descartou qualquer ideia de perdão da dívida, em sua maioria em poder dos Estados europeus.