Jornal Correio Braziliense

Economia

País perde com alcoolismo 4,5 vezes mais do que o lucro de fabricantes

Companhias garantem que são importantes para o crescimento do país, pois empregam milhões de pessoas e pagam mais de R$ 21 bilhões em impostos



[SAIBAMAIS]Em 2014, foram produzidos 14,1 bilhões de litros de cerveja, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Cerveja (CervBrasil). ;Temos provado, ao longo dos anos, que somos um parceiro de peso do desenvolvimento nacional;, costuma sustentar o diretor executivo da CervBrasil, Paulo Petroni. O discurso ajuda a fortalecer o lobby no Congresso Nacional, como o que contribuiu para o pleito do novo modelo tributário para o setor, sancionado este mês pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Ninguém da CervBrasil quis comentar os prejuízos do excesso do consumo de cerveja para o país, mas a entidade informou que realiza e apoia projetos de consumo responsável, com foco na conscientização da necessidade de proibir a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. A Brasil Kirin e o Grupo Petrópolis, duas das maiores empresas do setor, não quiseram participar da reportagem.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .