Jornal Correio Braziliense

Economia

Fabricantes de materiais de construção dizem que setor recuou 6,6% em 2014

A a procura foi mais concentrada nos itens de acabamento. Para este ano, a previsão é um crescimento de 1%

O comércio atacadista de materiais de construção recuou 6,6% ao longo do ano passado na comparação com 2013, período em que foi registrado crescimento de 3% em relação a 2012. Essa queda, no entanto, ficou ligeiramente abaixo do esperado pelo setor (7%). Segundo o balanço divulgado nesta sexta-feira (23/1) pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), em 2014 a procura foi mais concentrada nos itens de acabamento. Para este ano, a previsão é um crescimento de 1%.

[SAIBAMAIS]Por meio de nota, o presidente da Abramat, Walter Cover, justificou que essa projeção de alta está condicionada à expectativa de que o governo federal mantenha os incentivos fiscais para o setor. Além disso, o executivo destacou que a indústria de construção conta com mais investimentos em casas populares, com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Ele acredita em um cenário de equilíbrio na economia com ;um câmbio mais realista e na manutenção das políticas de renda e emprego;.



De janeiro a dezembro do ano passado, enquanto os materiais de acabamento tiveram queda de 4,1%, os itens básicos caíram 8,2%. No levantamento em geral, o mês de dezembro indicou um recuo nas vendas de 0,5% sobre o mesmo mês de 2013. Na comparação com novembro, houve retração de 6,5%.