Pelo menos 60 pessoas fazem uma manifestação no fim da tarde desta quarta-feira (21/1) na entrada do Banco Central para cobrar a nomeação dos aprovados em concurso público para vagas na autoridade monetária. Com cartazes, balões, apitos e buzinas, o grupo reclama que não tem informações sobre quando os aprovados tomarão posse.
De acordo com os manifestantes, há 2.251 cargos de especialistas vagos e há expectativa de que mais 727 sejam desocupados até o fim de 2016. Os manifestantes afirmam que já fizeram o curso de formação, mas dependem de autorização do Ministério do Planejamento para tomar posse. Muitos temem que com o ajuste fiscal em curso, nenhum deles seja convocado a trabalhar no Banco Central.
O concurso tem validade até setembro, após a autoridade monetária conseguir prorrogar o prazo para convocações de funcionários. Os manifestantes pretendem usar os balões e um cartaz para chamar a atenção dos diretores do Banco Central, que estão reunidos no oitavo andar para definir a Taxa Básica de Juros (Selic).