Os preços do petróleo fecharam em forte queda nesta terça-feira, em Nova York, graças às novas preocupações sobre a demanda mundial após o anúncio de crescimento menor que o esperado na China e a revisão pouco alentadora do PIB mundial pelo FMI.
Assim, o preço do barril de light sweet crude (WTI) para entrega em fevereiro cedeu 2,30 dólares, a 46,39 dólares o barril no New York Stock Exchange (Nymex), quase atingindo o mínimo de março de 2009.
Com os investidores de volta ao mercado após o feriado desta segunda-feira nos Estados Unidos, "outra instituição financeira baixou suas previsões de crescimento mundial" - destacou Gene McGillian, da consultora Tradition Energy.
O FMI previu que a queda dos preços de petróleo estimulará o crescimento mundial, mas este estímulo se verá amplamente superado por fatores negativos - alguns dias após uma projeção similar do Banco Mundial.
Além disso, "números medíocres vieram da China;, segundo mercado consumidor de petróleo, "onde teme-se um desaquecimento da economia", acrescentou McGillian.