Jornal Correio Braziliense

Economia

Período de Natal aumenta em 4,3% a quitação de dívidas no comércio do Rio

Em relação a novembro, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram 10,4% e 7,3%, respectivamente, e a inadimplência diminuiu 7,6%


Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (8/1) pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio) revela que, comparadas ao mesmo mesmo mês de 2013, as dívidas quitadas no comércio da capital fluminense cresceram 4,3% em dezembro, enquanto a inadimplência evoluiu 0,4%. Já as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito da entidade registraram aumento de 0,8%.

Em relação a novembro, as consultas e as dívidas quitadas aumentaram 10,4% e 7,3%, respectivamente, e a inadimplência diminuiu 7,6%.

O superintendente do CDL-Rio, Abraão Flasziboym, informou que o aumento da quitação de dívidas é reflexo do Natal. ;Nessas datas, normalmente há uma corrida para colocar a dívida em dia, de forma a garantir o poder de compra", comentou.

Leia mais notícias em Economia


No acumulado de janeiro a dezembro de 2014, em comparação ao ano anterior, as consultas, inadimplência e dívidas quitadas cresceram, respectivamente, 0,9%, 1% e 4,5%, conforme informou o CDL-Rio.

Para 2015, Flasziboym disse que a expectativa é de otimismo, apesar do cenário econômico de ajustes. ;Lojista não pode ser pessimista. Caso contrário, tem de fechar a loja;. Acrescentou que a leitura do setor varejista é que 2015 será um ano difícil, não só pela situação econômica, mas pelo volume de feriados, que afetará o faturamento anual.

;Isso se reflete no mercado, porque alguns feriados caem em datas que interrompem o fim de semana, afetam as vendas e, em consequência, trazem uma certa ansiedade ao comércio;.

Os dados referentes às vendas do setor ainda estão sendo compilados. De acordo com estimativa do superintendente do CDL-Rio, os números deverão ser divulgados na próxima semana.